A estratégia da empresa não pode nem deve desprezar a gestão dos recursos humanos, fator importante para reter e fixar os talentos imprescindíveis ao seu desenvolvimento.
Não há empresa motivada sem pessoas motivadas. Consequentemente, não há qualidade na empresa sem pessoas com qualidade de vida. Mão de obra insatisfeita é fonte permanente de problemas. Trate seus colaboradores como você gostaria de ser tratado, se estivesse no lugar deles.
A moderna empresa está baseada na trilogia homens, máquinas e materiais. As máquinas dependem dos homens para serem projetadas, construídas e operadas; os materiais dependem dos homens para serem produzidos em maior quantidade e variedade, sob as mais rigorosas especificações; os próprios homens precisam ser administrados. Tudo isso nos leva a concluir que o Homem é o alicerce da empresa, cuja importância a mecanização e a automação jamais conseguiram nem conseguirão eliminar.
Daí concluímos que é extremamente vital para qualquer empresa obter o pessoal mais qualificado e manter um esforço permanente pelo seu aperfeiçoamento. Uma questão de suma importância, nesse contexto, é a remuneração dos trabalhadores, o que envolve aspectos sociais, psíquicos, organizacionais, econômicos e institucionais. O status de uma pessoa e seu prestígio na Sociedade estão intrinsecamente ligados à sua renda.
Neste particular, o salário é um dos fatores mais importantes para a motivação e maior eficiência dos trabalhadores. Pela importância e complexidade da questão, têm sido adotadas técnicas que visam à elaboração de planos salariais para o conjunto dos cargos existentes na organização, de acordo com suas especificidades e levando em consideração os incentivos financeiros e não financeiros. Os principais objetivos de um Plano de Cargos e Salários são a determinação e incorporação dos elementos básicos para uma remuneração adequada, através da análise, descrição e avaliação de cargos.
Ao elaborar um plano de cargos e salários, a empresa estará procurando:
A determinação de estruturas de remuneração, buscando reter e atrair o tipo de mão de obra que a organização necessita.
Buscar subsídios regulares para análises de cargos visando posterior avaliação, e outras finalidades de Recursos Humanos.
Estabelecimento de uma política salarial regular e consistente.
Correção de distorções salariais.
Determinação de formas de acesso e o aproveitamento adequado dos mais capacitados.
Definição de responsabilidades e atribuições.
Estipulação de normas para assegurar tratamento equitativo entre os colaboradores.
Determinação de métodos e práticas de remuneração que evitem o uso ou manutenção de discriminações injustificadas.
Obtenção de maior produtividade e objetividade na organização.
Com isto o administrador poderá desenvolver e adotar uma política de recursos humanos sadia, realista e objetiva, que reconheça e recompense o potencial, o esforço e o merecimento de cada trabalhador e pagando a cada um o que lhe é devido por justiça. Prestaremos assessoria orientando e supervisionando um reestudo do plano de cargos e salários em diferentes organizações: reestudo da remuneração com classificação de acordo com a pontuação obtida na análise; análise, descrição e avaliação dos cargos; pesquisas; avaliação de desempenho, até à elaboração do documento final.
A análise, considerando os requisitos necessários e características particulares, e atribuindo a cada cargo uma remuneração adequada, eliminará as distorções, atritos e insatisfação. Quando pensar em reter e recompensar seus melhores talentos, ou em atrair novos valores para sua organização, use a nossa experiência.
Visite nosso site https://cjpedrosaconsultor.wixsite.com/site e assine seu registro preenchendo o formulário no início da página HOME. É simples, rápido e sem nenhum compromisso da sua parte. Assim, nossas mensagens não serão consideradas SPAM.
Contatos poderão ser mantidos com Carlos José Pedrosa, pelo e-mail cjpedrosa.consultoria@gmail.com, pelo telefone +55 (82) 9.8752.4079, ou pessoalmente em nosso endereço. E volte sempre!
O futuro da sua empresa está aqui!
Comments