Abre-se um novo caminho para a recuperação da sua empresa. Para quem acredita, está aberto! O começo de tudo será uma análise do desempenho dos últimos seis anos – ou dos últimos doze anos, conforme o horizonte estabelecido. Um diagnóstico irá demonstrar as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades, que rondam o dia-a-dia do seu negócio. Mas, não se conserta uma empresa cheia de problemas com meias-medidas. Uma intervenção, como preconizamos, será um verdadeiro tratamento de choque. Serão soluções de alto impacto, como a situação exige.
Seja qual for o seu negócio, ou o seu império
Comercial
Financeiro
Hoteleiro
Imobiliário
Industrial
Mineração
Navegação
E qualquer outro mais
ANÁLISE DO DESEMPENHO DA EMPRESA - Você poderá, a qualquer momento, contratar uma análise do desempenho para medir os resultados obtidos pela sua empresa. Só aí você poderá verificar se precisa ou não de uma consultoria. O primeiro passo será entender a organização e avaliar cada área segundo os resultados dos últimos seis ou doze anos. Quanto maior for o intervalo de tempo, mais confiáveis serão os resultados apresentados.
Os serviços começarão com a coleta dos dados do último balanço e das premissas assumidas. Serão incluídos os dados e feita uma análise dos balanços dos últimos seis ou doze anos, comparados com as datas-base e com os anos anteriores, Será feito o cálculo e análise da margem de contribuição e da lucratividade ano a ano. Será feita a análise dos demonstrativos de resultado ano a ano, comparados entre si e com os anos anteriores. Será analisado o fluxo de caixa realizado nos anos abrangidos pela demonstração.
Os indicadores apresentarão o desempenho da empresa comparado ano a ano, por valores, estrutura, rentabilidade e atividade. Também mostrarão a Liquidez geral, Liquidez corrente, Liquidez absoluta, Liquidez seca e Solvência. De igual modo serão analisados outros 51 indicadores de desempenho dos diversos grupos patrimoniais e de resultado. No geral, serão 107 indicadores que mostrarão a medida de como está a sua empresa.
O conjunto de análises indicará se a empresa em questão está progredindo, regredindo, ou se está estagnada, justificando plenamente a consultoria. Se for assim e você escolher este caminho, poderá seguir os passos adiante.
DIAGNÓSTICO - O diagnóstico será sempre importante etapa de qualquer consultoria. Não adianta pensar em propor mudanças sem entender o contexto com que se está lidando. Cada negócio tem as suas características, e, na maioria das vezes, se encontra em momentos distintos, com necessidades distintas. O resultado de um diagnóstico pode variar, mas necessariamente precisa mostrar o nível de maturidade da empresa e quais são as áreas que precisam de mais atenção.
ANÁLISE SWOT - A análise SWOT vai fazer uma avaliação de fatores internos (forças e fraquezas) e fatores externos (oportunidades e ameaças), além de cruzar esses elementos. A análise SWOT terá um papel fundamental no direcionamento e entendimento para os próximos passos. O objetivo será ter certeza que saímos do primeiro passo bem alinhados em relação ao que mais incomoda no dia a dia da gestão da empresa.
Com os resultados do diagnóstico e da Análise SWOT, teremos informações suficientes para saber exatamente onde começar a consultoria. Normalmente, as áreas que mais precisam de atenção são Finanças, Recursos Humanos, Vendas e Estratégia. Mas geralmente podem não ser as únicas.
GESTÃO ESTRATÉGICA
Aqui são registradas as metas globais e específicas da empresa;
Você responderá perguntas relativas a cada área e sub-área da empresa e irá definir graus de importância e qual o tipo de deficiência existe em cada um desses grupos.
Você registrará suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a Análise SWOT, além das informações para geração da Curva de Valor e da Matriz BCG.
Você irá registrar os saldos planejados e realizados de acordo com cada meta definida.
Você irá registrar todas as informações relativas aos planos de ação necessários e propostos.
Em relatórios você terá acesso às informações resumidas em relação ao Diagnóstico, Matriz SWOT, Estratégia e Planos de Ação.
Nos Dashboards tudo é preenchido automaticamente, apresentando os resultados de acordo com o preenchimento que você fez na planilha. Nela, você terá uma série de gráficos para lhe auxiliar na gestão estratégica e na avaliação.
PRIORIZAÇÃO - Independentemente da área escolhida e das estratégias delineadas, vai existir uma série de possibilidades do que fazer. É nessas horas que será realizado um trabalho de priorização, com a matriz GUT - gravidade, urgência e tendência. Desta forma, será possível ver um ranking do que precisa ser feito primeiro, de acordo com os critérios estabelecidos.
MATRIZ GUT
Defina a Gravidade, Urgência, e Tendência dos problemas/processos em que deseja atuar.
Veja o top 10 dos problemas/processos em nível de prioridades a serem resolvidos.
Defina as ações, responsáveis e datas para cada um dos itens que deseja soluc
Veja o total de ações por mês e o andamento delas.
Tenha uma visão rápida, por meio de gráficos e indicadores, dos planos de ação definidos e problemas/processos cadastrados.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
· Cadastre as áreas da empresa, funcionários e os tipos de respostas utilizados na pesquisa;
· Crie as perguntas e defina o tipo de resposta para cada uma.
· Preencha cada pergunta mediante a pesquisa com os funcionários sobre o clima da empresa.
· Veja de forma rápida os resultados da pesquisa na empresa.
· Resumo gráfico dos principais indicadores da pesquisa.
PROJETO DE CONSULTORIA - Após diagnosticar todos os problemas e entender como ajudar em cada área e priorizar as medidas a serem adotadas, chegou a hora de montar um cronograma do que será feito na empresa. Será um projeto de consultoria.
O QUE FAZER - Em cada área, a consultoria irá atuar de forma diferente. Veja a seguir:
Quantidade de demissões e admissões mensais; verificar e comparar a frequência;
Avaliação de desempenho do pessoal, de preferência por competênc
Estrutura organizacional e sua adequação (organograma);
Plano de cargos e salários e sua atualização;
Outras medidas necessárias.
CICLO PDCA - O ciclo PDCA é uma ferramenta de melhoria contínua de processos. Será muito útil para que a empresa continue evoluindo, mesmo depois da execução do projeto de consultoria.
Esses dados devem ser consolidados e analisados. Por exemplo, se a taxa de turn over estiver muito alta, pode ser que os custos trabalhistas também estejam altos e o foco da consultoria poderá ser esse. Por outro lado, podem existir reclamações relacionadas às horas extras. Também poderá ser falta de foco em treinamentos em uma pesquisa de clima organizacional. Até mesmo um indicador grave de desempenho deficiente por falhas na gestão da avaliação desse aspecto.
Uma mudança positiva contribuirá para obter melhores resultados. Ajustes no sistema de apropriação de custos, somados a aprimoramentos operacionais, terão um impacto profundo no Demonstrativo de Resultado do Exercício. O crescimento da empresa não deverá ser ofuscado por declínios no mercado. É encorajador observar que as empresas poderão experimentar melhorias substanciais nos resultados, se souberem se reorganizar e estruturar nessa direção. O Demonstrativo de Resultado do Exercício, comparado com o planejado e com exercícios anteriores, será o indicativo de como a empresa estará obtendo êxito na aplicação das medidas corretivas.
Mantemo-nos atentos e fiéis ao nosso próprio estilo de serviços de consultoria voltados para a revitalização das empresas. Continuaremos empenhados na difusão e aplicação da nossa experiência contábil, financeira e organizacional e consequente influência para promover a revitalização e estabilizar as empresas. Não são soluções pré-concebidas: são soluções personalizadas de alto impacto, baseadas na realidade das empresas. A análise do desempenho, o diagnóstico, a gestão estratégica, o planejamento das operações, entre outras, são soluções que produzirão um alto impacto para a revitalização, a estabilidade, a recuperação e a longevidade das organizações.
Mantenham contato conosco e poderemos estabelecer uma benéfica cooperação de interesse mútuo. É o que esperamos; é a isso que nos propomos.
Salve sua empresa da crise agora! Faça sua empresa sua de novo!
Você já é nosso parceiro: vamos trabalhar juntos!
Comments