top of page
Buscar
Foto do escritorCarlos José Pedrosa

Diagnóstico organizacional

Atualizado: 7 de jun. de 2021

Se a sua empresa é um verdadeiro quebra-cabeças, não quebre a sua: use a nossa! O fator básico para o êxito de um diagnóstico não é o nome ou a reputação da consultoria, por mais pomposo e famoso que seja; o mais importante para o êxito é a metodologia!


Quando as coisas não vão bem, ou quando se deseja empreender mudanças, será preciso definir qual o problema que preocupa a administração e onde se pretende chegar. Só assim o consultor poderá contribuir com sua habilidade, ajudando a motivar o grupo para a mudança, clareando ideias e para melhorar a empresa. Isso é válido para qualquer porte de cliente e de consultoria: pequenos, médios ou grandes.


A empresa que enfrenta dificuldades, geralmente é um dos alvos prioritários de um diagnóstico. Porém, a utilidade de tão profunda análise não ocorre apenas nos casos de empresas em crise. O diagnóstico é um autêntico check-up, uma visão global que indica insuficiências, que permite prever instabilidades e avaliar desequilíbrios futuros. É um instrumento insubstituível para colocar em evidência toda desarmonia entre as estruturas da empresa ou entre a empresa e a realidade socioeconômica na qual sua ação se desenvolve.

  • Seu pessoal está motivado?

  • Seus produtos são rentáveis?

  • Sua estrutura de administração, produção, marketing e vendas é adequada?

  • Seu sistema de contabilidade e custos espelha a realidade?

  • Já analisou seus processos e métodos de produção?

Este é o primeiro e, certamente, o mais importante requisito na relação cliente x consultoria. É como quando se vai ao médico: se o paciente não souber dizer qual o seu problema, ficará difícil para o médico fazer um bom diagnóstico. As pessoas adoecem porque o organismo não consegue reagir à presença de germes e sobrevém a doença. Do mesmo modo, as crises nascem e se alastram dentro da própria empresa. O organismo empresarial não consegue reagir aos fatores internos e externos e a empresa adoece. Isto é, entra em crise.


As crises surgem e se alastram dentro da própria empresa!


Assim, o diagnóstico torna-se um instrumento indispensável de gestão e uma técnica gerencial de primeira ordem. Em resumo, quando tudo vai mal, nada fazer é sempre pior que cometer um erro, sabendo-se que a inação, por si só, já é um grande erro. O diagnóstico, portanto, é uma ferramenta indispensável em empresas de grande ou de pequeno porte, para ajudar a superar as crises e soerguer a organização.


É um erro supor que apenas grandes empresas podem utilizar o diagnóstico. É evidente que técnicas aprimoradas e refinadas, aplicadas em empresas de grande porte, poderão ter um custo acima das possibilidades de uma pequena ou média empresa. Porém, uma consultoria de qualidade sabe aceitar o desafio. Neste universo sujeito ao variável, existem técnicas e métodos mais simples, eficazes e econômicos, que se adaptam muito mais à pequena empresa – estruturalmente flexível, adaptável e eficiente – do que às grandes corporações, esmagadas pelo seu próprio peso e entravadas pelas suas próprias engrenagens. São incapazes de reagir com a rapidez e a precisão de uma pequena empresa. Deste modo, também a pequena empresa pode se beneficiar com a realização de um diagnóstico que ponha em evidência as causas dos seus problemas e das suas dificuldades.


O diagnóstico segue uma metodologia que incorpora as realidades vivas da empresa. Baseia-se na análise dos fatos, dos números e das pessoas, que são a força de trabalho. Os fatos são a história da empresa, o dia-a-dia, são o passado e o presente dissecados e analisados para que não comprometam o futuro. Essa análise incluirá uma série de questionários a serem respondidos pelo pessoal, entrevistas com diretores, gerentes e pessoal de linha, revisão dos valores e demonstrativos, de modo a reconstituir a movimentação dos recursos e a geração dos resultados.


Compreendendo o passado e o presente, o analista poderá obter uma visão das circunstâncias que envolvem a empresa. Os números refletem o patrimônio, as operações e os resultados alcançados e os não alcançados: os lucros realizados, os prejuízos e os lucros não realizados. As pessoas são a força motora que faz a empresa funcionar e alcançar ou não os objetivos e metas programados. Dessa análise emerge um quadro real do que está ocorrendo e até que ponto compromete a estabilidade da empresa analisada. Isto é o diagnóstico, uma importante ferramenta de trabalho que está ao seu dispor e é mais um ponto positivo. Converse conosco e faremos o diagnóstico da sua empresa. ​


Visite nosso site https://cjpedrosaconsultor.wixsite.com/site e assine seu registro preenchendo o formulário no início da página HOME. É simples, rápido e sem nenhum compromisso da sua parte. Assim, nossas mensagens não serão consideradas SPAM.


Contatos poderão ser mantidos com Carlos José Pedrosa, pelo e-mail cjpedrosa.consultoria@gmail.com, pelo telefone +55 (82) 9.8752.4079, ou pessoalmente em nosso endereço. E volte sempre!

O futuro da sua empresa está aqui!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Novo e gigantesco horizonte para sua empresa!

Abre-se um novo caminho para a recuperação da sua empresa. Para quem acredita, está aberto! O começo de tudo será uma análise do...

Seu mentor de negócios

Em sua mesa havia vários papeis, mas um lhe chamou a atenção. Era um relatório sobre os resultados do último semestre. A empresa não...

O seu mediador

Endividamento pesado; a empresa quase parando. É preciso renegociar as dívidas para a empresa não parar. Em um endividamento, o dono da...

Comentarios


bottom of page