top of page
Buscar
Foto do escritorCarlos José Pedrosa

Assessoria em projetos públicos

Atualizado: 7 de jun. de 2021

Planejar é uma atitude sensata da administração pública. É assim que trabalham – ou devem trabalhar – os prefeitos, governadores, secretários e todos os órgãos públicos. Na hora de planejar para o bem público, o projeto técnico será o instrumento adequado para por em evidência os caminhos escolhidos e os benefícios a serem colhidos. Uma grande estrada ou instalações portuárias estão entre os projetos típicos do setor governamental.


Como trabalhar os projetos públicos? Muitos projetos já foram recusados na esfera ministerial por apresentarem inexatidões ou terem sido mal concebidos, mal redigidos e mal apresentados. Outros projetos sofreram substanciais atrasos na liberação dos recursos, prejudicando as obras programadas. Geralmente esses projetos visam a implantação de um empreendimento público, para o qual o órgão proponente – governo estadual, municipal, alguma ONG ou outro – pleiteará financiamento. Poderá ser uma nova estrada, a abertura de uma avenida perimetral, a construção de um porto marítimo ou fluvial, a implantação de uma rede de esgoto, a construção de um conjunto habitacional, ou outros tantos casos que ocorrem no serviço público. Deve informar todos os dados relativos à entidade gestora do projeto a ser proposto, seus representantes legais e demais dados necessários.


Também devem ser fornecidos todos os dados relativos ao projeto a ser proposto, suas finalidades, área de abrangência, benefícios a serem obtidos e demais informações que possam caracterizar o escopo do projeto: justificativa, público-alvo, local da ação proposta, duração prevista, participação de parceiros, dotação orçamentária, articulação com os diversos órgãos, recursos necessários e a metodologia para execução do projeto.


Outras informações também deverão ser incluídas, como a responsabilidade das partes envolvidas, a qualificação técnica da equipe, resultados esperados (planejados), cronograma físico, usos e fontes dos recursos, cronograma financeiro, capacidade do projeto, relação custo/benefício, mecanismos de avaliação e acompanhamento dos resultados. Em resumo, um projeto público é como o estudo de viabilidade de um negócio privado e tem as mesmas finalidades.


Porém, em se tratando da ação de um órgão público em benefício da coletividade, sua importância deve ser ressaltada e preservado o elevado alcance das ações propostas. Quando o seu órgão público – prefeitura, governo estadual, secretaria de estado, secretaria municipal, ONG ou outro – pensar em implementar um programa semelhante, conte com nossa experiência para desenvolver o seu projeto. Fale conosco e prestaremos toda a assistência necessária.


Se você precisa e quer ter alguma coisa com isto, fale conosco e iremos trabalhar juntos. Seja onde for!


Visite nosso site https://cjpedrosaconsultor.wixsite.com/site e assine seu registro preenchendo o formulário no início da página HOME. É simples, rápido e sem nenhum compromisso da sua parte. Assim, nossas mensagens não serão consideradas SPAM.


Contatos poderão ser mantidos com Carlos José Pedrosa, pelo e-mail cjpedrosa.consultoria@gmail.com, pelo telefone +55 (82) 9.8752.4079, ou pessoalmente em nosso endereço. E volte sempre!


O futuro da sua empresa está aqui!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Novo e gigantesco horizonte para sua empresa!

Abre-se um novo caminho para a recuperação da sua empresa. Para quem acredita, está aberto! O começo de tudo será uma análise do...

Seu mentor de negócios

Em sua mesa havia vários papeis, mas um lhe chamou a atenção. Era um relatório sobre os resultados do último semestre. A empresa não...

O seu mediador

Endividamento pesado; a empresa quase parando. É preciso renegociar as dívidas para a empresa não parar. Em um endividamento, o dono da...

Kommentare


bottom of page